COMO VENDER UM PROJETO E QUANTO COBRAR POR ELE??

By | 15:13:00 Leave a Comment



Uma das maiores dúvidas para quem está iniciando sua carreira na área de Arquitetura ou Design de Interiores é como vender e quanto cobrar pelo seu projeto.

Como sei que não vou cobrar barato demais ou cobrar um valor muito alto e perder o cliente ?? Devo anunciar em revistas, sites, mídias sociais , enviar panfletos?
Essas e muitas outras perguntas deixam os novos profissionais perdidos.


Para começar o cliente tem que entender a necessidade de contratar um profissional especializado e saber que a Tia, Amiga, Mãe, Namorada(o) enfim, pode ter um ótimo gosto para a decoração, mas nós profissionais estudamos muito e pagamos por este estudo para poder projetar um espaço funcional para este cliente.

Alguns argumentos:
  • Planejamento = economia (colocar no papel tudo o que será realizado permite prever futuros problemas e corrigi-los, permite ver como ficará em planta, elevação e perspectivas o que se imaginou e assim descobrir se o resultado será o esperado, antes de se iniciar a obra);
  • Custo de um projeto = valor muito pequeno em relação ao custo total da obra, ainda mais considerando a economia que o planejamento pode trazer a curto e longo prazo;
  • Quantas vezes você pretende construir/reformar? Por quanto tempo o que você está planejando irá durar? Um profissional da construção/decoração que estudou durante anos e que trabalha na área tem uma visão ampla de conceitos e conhecimentos que aumentam as chances de se obter o resultado almejado, buscando soluções econômicas e sustentáveis.

PRONTO! Conseguimos mostrar ao cliente que ele vai fazer um excelente 
negócio contratando um serviço especializado.

E AGORA?? Por onde eu começo? Quais as etapas da apresentação do projeto? Devo cobrar uma apresentação preliminar? O que fazer?

Cada profissional tem sua forma de cobrar, existe uma tabela de valor no site da ABD e em outros sites especializados no assunto, mas a verdade é que um profissional que esta iniciando no mercado ás vezes não se sente confiante o suficiente para cobrar esses valores.
Segue abaixo algumas dicas:
  • %  -  Porcentagem em relação ao valor total da obra.
  • m² - Por metro quadrado construído ou reformado
  • /h - Em função da hora técnica
Para a primeira etapa que seria o PROJETO, eu indicaria cobrar em função do m², para quem esta iniciando fica mais fácil montar uma tabelinha com a média de valores indicados nos sites especializados e você pode colocar algumas oscilações de valores de acordo com a dificuldade do projeto.

Os valores são em função dos serviços contratados.
O profissional deve discriminar quais os serviços que presta e quais os valores de cada etapa. 
Os valores podem variar de acordo com a região ou pelo profissional contratado.

Agora que você já decidiu como vai determinar o valor de seu projeto, vamos colocar as etapas de entrega e como cobrar por elas.

 Programa Básico de Necessidades (Levantamento)
É um conjunto de dados que definem os espaços de acordo com o uso que se pretende dar aos ambientes, obtendo como resultado a identificação de dimensionamentos, tipos de construção, materiais, acabamentos, cores, etc, que mais agradam ao cliente;

 Estudo Preliminar
Constitui a configuração inicial da solução Arquitetônica contendo algumas opções para a proposta de projeto de reforma (partido geral), considerando as principais exigências do Programa de Necessidades, deve receber aprovação do cliente.

 Anteprojeto
Desenvolvimento da opção de projeto, aprovada no Estudo Preliminar. Constitui a configuração final da solução Arquitetônica para a obra, deve ser aprovado pelo cliente.
Produtos de Desenhos Gráficos: planta de layout com sugestão de mobiliário.
Trabalhos fotográficos, maquetes eletrônicas e perspectivas ilustrativas de todos os ambientes.
Plantas, corte esquemático e fachadas. Escala a definir.
Orçamentos com base no anteprojeto.

Projeto Executivo e Detalhamentos
Documentação gráfica em escala e detalhamentos contendo as definições finais para execução em obra.
Planilhas contendo orçamentos finais.
Memorial Descritivo de serviços e materiais e indicação de fornecedores.
Plantas, cortes e elevações / Detalhamento de compartimentos dotados de equipamentos especiais (áreas molhadas), detalhes construtivos, caderno de esquadrias e marcenaria. Escala a definir.

Você pode cobrar o projeto por etapas e NÃO esqueça do contrato de prestação de serviços ( quem precisar de um modelinho de contrato, pode me mandar um email,  ana@laddodesign.com.br ).


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :